JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: MUDANÇAS NO FÓSFORO DO SOLO COM O MANEJO
Entre os nutrientes, o P é aquele que frequentemente mais limita a produção das culturas nos solos tropicais, devido principalmente a este apresentar-se em formas pouco disponíveis, sobretudo em função da elevada adsorção no solo, fazendo com que a eficiência de fertilizantes fosfatados em sistemas agrícolas seja baixa, com somente 10 a 30% do nutriente sendo usado pelas culturas no ciclo de aplicação.

As análises das amostras de solo foram realizadas nos laboratórios de química e fertilidade do solo da ESALQ-USP, Piracicaba-SP, sendo que os equipamentos mais importantes utilizados para estas análises foram agitadores de amostras, espectrofotômetro de emissão, bloco digestor, centrífuga, reagentes químicos e tubos para agitação e extração. Os dados obtidos no laboratório foram submetidos à análise da variância, e apresentados suas respectivas médias, acrescidas do respectivo desvio padrão.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui





Fonte: Paulo Sergio Pavinato
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br