JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO EM FEIJÃO-CAUPI E MILHO CULTIVDOS EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO NO AMAZONAS
O uso do sistema plantio direto é uma alternativa para melhorar a fertilidade dos solos de terra firme do Estado do Amazonas e, consequentemente aumentar a produtividade, reduzir a agricultura migratória e desenvolver um sistema sustentável de produção agrícola.

Outra alternativa interessante é o uso da inoculação, nas sementes, de estirpes de bactérias, como fonte alternativa de nutriente, pode suprir em parte ou totalmente a necessidade de nitrogênio da cultura por meio da fixação biológica de nitrogênio (FBN).

O feijão-caupi (Vigna unguiculata) é capaz de se beneficar do N proveniente deste processo biológico, transferindo-o para a planta na forma de amônia. Este processo constitui-se em uma das formas de incrementar a produtividade de leguminosas, reduzindo ou eliminando os custos com adubos nitrogenados solúveis (FRANCO et al., 2002).

Para ler a íntegra do relatório clique aqui

Fonte: Inocencio Junior de Oliveira
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br