Manoel Elpidio Pereira de Queiroz, Sócio Sênior da empresa Mapa Capital, é engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP (1986), com especialização em Qualidade Total e Agricultura Empresarial pela UFLA e MBA em Finanças Corporativas pelo Insper. Foi executivo dos Bancos Noroeste, BBA Creditanstalt, Itaú BBA, Votorantim e Rabobank, sempre atuando no financiamento e estruturação de soluções financeiras para o agronegócio brasileiro. Durante sua carreira, publicou diversos artigos na mídia especializada, bem como proferiu inúmeras palestras para executivos e empresários em todo o Brasil. É membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP (COSAG), do Conselho Consultivo da Associação de Ex-Alunos da ESALQ (ADEALQ) e sócio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Em dezembro de 2021, recebeu o prêmio Mastercana, destinado aos personagens mais influentes do setor sucroenergético.
Equipe
Potencializamos resultados práticos e confiáveis para as sustentabilidade do solo e da água
Conselho curador
Marcelo de Carvalho
Sócio Fundador, Presidente e CEO da empresa Milkpoint Ventures e Presidente do Conselho Curador
Saiba mais
Marcelo Pereira de Carvalho
Sócio Fundador, Presidente e CEO da empresa Milkpoint Ventures e Presidente do Conselho Curador
Marcelo Pereira de Carvalho, sócio fundador e CEO da empresa MilkPoint Ventures, especializada no desenvolvimento de serviços e informações para cadeias do agronegócio, principalmente para a cadeia de leite. Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP (1992), com mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela mesma instituição e MBA Executivo Internacional pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Foi co-fundador da AgTech Garage, o principal hub para o ecossistema brasileiro de inovação do agronegócio, e um dos mais relevantes do mundo, reunindo diversos agentes entre corporações, startups, fundos de investimento e a academia/pesquisa e já proferiu mais de 300 palestras em 16 países sobre tendências para o mercado de lácteos brasileiro, latino-americano e mundial.
Rodolfo Castro
Sócio da empresa Agriplanning
Saiba mais
Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro
Sócio da empresa Agriplanning
Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro, sócio da Agriplanning, empresa especialista na avaliação e comercialização de ativos rurais. Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP (2009), com pós-graduação em Gestão Financeira pelo Insper. Trabalhou como analista de mercado, trader de commodities, gerente de produtos em uma Agtech e em paralelo, exerceu o cargo de diretor e atualmente é membro honorário do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo e mentor voluntário do Projeto Gauss
Genise de Godoy Baracat
Sócia-administradora da empresa Gaia Agropecuária Ltda.
Saiba mais
Genise de Godoy Baracat
Sócia-administradora da empresa Gaia Agropecuária Ltda.
Genise Baracat, Sócia-administradora da empresa Gaia Agropecuária, é Engenheira Agrônoma formada pela ESALQ-USP (1985), com especialização em Economia pela Cornell University. Trabalhou com exportação de soja e laranja no Grupo Louis Dreyfus e na gestão financeira da Marca DP, produtora de Nelore e cavalos Quarto de Milha, Soja, Cana e Milho no Norte do Paraná.
Marcus Vicente Petrosino
Procurement Manager na Núttria Nutrição Animal
Saiba mais
Marcus Vicente Petrosino
Procurement Manager na Núttria Nutrição Animal
Marcus Petrosino, Sócio e Procurement Manager da Núttria Nutrição Animal, é Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ-USP (1994), com MBA em Agribusiness, Gestão de Projetos, Financeira e Logística pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Consultor Associado da Produtiva Consultoria Agropecuária Ltda e trabalhou como Gerente Nacional de Compras na empresa Trouw Nutrition Brasil. É Membro do Conselho Consultivo da Associação dos Ex Alunos da “Luiz de Queiroz” – ADEALQ e Membro do Conselho Administrativo da Núttria Nutrição Animal.
Marie Luise Carolina Bartz
Professora Visitante da Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá.
Saiba mais
Marie Luise Carolina Bartz
Professora Visitante da Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá.
Marie Bartz, Professora Visitante da Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá, é Bióloga (2003), Mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2007), Doutorado Sanduíche pela Université de Rouen(2010) e PhD em Agronomia (2011) pela Universidade Estadual de Londrina. Foi Membro do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação e atualmente é Diretora Secretária da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto no Brasil.
José Lavres Junior
Professor Assistente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA/USP
Saiba mais
José Lavres Junior
Professor Assistente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA/USP
José Lavres, Professor Assistente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA/USP, é Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ-USP (1999), Mestrado em Agronomia pela ESALQ-USP(2002), Doutorado em Ciências (2007) e Pós-Doutorado (2010) em Nutrição Mineral de Plantas pelo CENA-USP. Sua experiência une pesquisa científica avançada e aplicações agrícolas práticas, contribuindo para estratégias de gestão sustentável que abordam desafios agrícolas globais.
Diretoria
André Dias
Diretor-Presidente da Fundação Agrisus e Diretor Executivo da Kynetec América Latina
Saiba mais
André Malzoni dos Santos Dias
Diretor-Presidente da Fundação Agrisus e Diretor Executivo da Kynetec América Latina
André Malzoni dos Santos Dias (Diretor-Presidente), formou-se em Engenharia Agronômica em 1990. No mesmo ano iniciou sua especialização na área de economia, a qual concluiu em 1991. Em 2005 cursou Negócios Internacionais na Universidade de Cambridge e, também, na Ecole de Management de Lyon. Em 2013 fez especialização em Governança Corporativa no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Desde 2011 trabalha na Market Edge, onde presta serviços de consultoria e desenvolvimento de gestão. Atualmente é Diretor Executivo da Kynetec América Latina.
Liège Correia
Diretora da Fundação Agrisus e Diretora de Sustentabilidade da JBS
Saiba mais
Liège Vergili Correia
Diretora da Fundação Agrisus e Diretora de Sustentabilidade da JBS
Liège Vergili Correia (Diretora), Engenheira Agrônoma (F08) pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Desde 2021, atua como Diretora de Sustentabilidade da JBS. De 2016 até 2021, atuou como diretora executiva Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC). Desde a graduação, a maior parte das atividades profissionais foram voltadas para a Pecuária, tanto de corte como de leite. Iniciou a trajetória na equipe de Pecuária do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). Durante 2 anos, atuou na diretoria de Bovinos da atual BRF (Antiga Sadia), mais especificamente na área de Priecing. Em seguida foi para JBS para trabalhar na área de estratégia empresarial – coordenada pelo ex-ministro, Dr. Pratini de Moraes. Após esse período foi convidada para iniciar a gestão de projetos da ABIEC em 2010 onde permaneceu por 3 anos. Após esse tempo partiu para compor a sociedade na divisão de pecuária da consultoria Agroconsult onde permaneceu por 4 anos até retornar à ABIEC no final de 2016.
Luís Reynaldo Alleoni
Diretor da Fundação Agrisus e Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo (ESALQ/USP)
Saiba mais
Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Diretor da Fundação Agrisus e Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo (ESALQ/USP)
Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni (Diretor), é Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP) em 1985, Mestre (1992) e Doutor (1996) em Solos e Nutrição de Plantas e Livre-Docente em Química do Solo (2000) pela ESALQ/USP, com Pós-Doutorado pela Universidade da Florida (2005/2006). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq, é Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo, Coordenador do Programa SolloAgro de Educação Continuada em Agricultura Sustentável, Coordenador do Laboratório Multiusuário de Análises Ambientais da ESALQ/USP, Diretor Científico da Fundação Agrisus e Membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi Chefe do Departamento de Ciência do Solo, Presidente da Comissão de Atividades Docentes, da Comissão de Convênios e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ, Coordenador da Câmara de Cursos de Extensão da USP, Editor-Chefe da revista Scientia Agricola e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Tem experiência na área de Química e Fertilidade do Solo, atuando em alterações químicas do solo em função do manejo e comportamento de elementos potencialmente tóxicos no ambiente. Atua também na área de Redação e Comunicação Científica.
Comitê científico
Carlos Cesar Breda
Diretor do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA/UFMT)
Saiba mais
Carlos Cesar Breda
Diretor do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA/UFMT)
Graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, Câmpus de Botucatu, SP, Brasil (1993). Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Agronomia, respectivamente nos anos de 1999 e 2003, pela FCA/UNESP-Botucatu através do Programa de Pós-graduação em Energia na Agricultura. Atualmente é Professor Associado III no Câmpus Universitário de Sinop, da UFMT (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO), onde é Diretor do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA/CUS/UFMT). Exerceu o Cargo de Coordenador do Curso de Agronomia/ICAA/CUS entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2020. No primeiro Semestre de 2020 foi Gerente de Graduação e Extensão do Câmpus. Realizou pesquisas na área agronômica, com ênfase na utilização de resíduos como fonte de nutrientes, conservação e física do solo.
Janaina Braga do Carmo
Professora Titular de Universidade Federal de São Carlos
Saiba mais
Janaina Braga do Carmo
Professora Titular de Universidade Federal de São Carlos
Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2001) e doutorado (2004) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo. Doutorado sanduíche no Marinel Biological Laboratory (MBL-Woods Hole Massachusetts/EUA). Concluiu 3 Pos-Docs sendo dois no CENA/USP onde um deles foi dentro do projeto LBA -Large-Scale Biosphere-Atmosphere (LBA) Experiment e o terceiro finalizado em 2024 no Netherlands Institute of Ecology (NIOO) da Royal Netherlands Academy of Arts and Science (KNAW), Holanda. É professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, coordenou Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental – PPGBMA campus Sorocaba. Tem experiência na área de Ecologia e Funcionamento de Ecossistema florestal e agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclo do nitrogênio, fluxo de gases em florestas, pastagens e na cultura da cana-de-açúcar, Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. Atualmente coordena projetos de pesquisa com financiamento da FAPESP, CNPq e CAPES e participa como colaboradora de outros projetos interinstitucionais. Publicou mais de 80 artigos completos em periódicos relevantes em sua área de atuação e 4 patentes. Orientou mais de 50 alunos de graduação e pós-graduação. Integra o Departamento de Ciências Ambientais (DCA) da UFSCar campus Sorocaba, pertencente ao Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade-CCTS.
Luís Henrique Bassoi
Pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária
Saiba mais
Luís Henrique Bassoi
Pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária
Engenheiro agrônomo (ESALQ / USP campus de Piracicaba – 1985). Mestre em Agronomia / Irrigação e Drenagem (FCA / UNESP campus de Botucatu – 1990). Doutor em Ciências / Energia Nuclear na Agricultura (CENA / USP campus de Piracicaba – 1994). Pós-Doutorado (University of California, Davis, USA – 2000). Entre dezembro de 1994 e abril de 2015, foi pesquisador da Embrapa Semiárido, em Petrolina – PE. A partir de maio de 2015, é pesquisador na Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos – SP. Principais temas de pesquisa: física do solo, manejo de irrigação, fertirrigação, uso da água na agricultura e agricultura de precisão. Membro do corpo docente e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), UNESP, campus de Botucatu
Paulo Sérgio Pavinato
Professor do Departamento de Ciência do Solo (ESALQ/USP)
Saiba mais
Paulo Sérgio Pavinato
Professor do Departamento de Ciência do Solo (ESALQ/USP)
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2001), mestrado em Ciência do Solo também pela UFSM (2004) e doutorado em Agronomia/ Agricultura pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Botucatu – SP, com ênfase em química e fertilidade do solo (2007). Atualmente é professor associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ – USP, Piracicaba – SP (ingresso em 2012). A área de atuação na docência e pesquisa é em Fertilidade do Solo e Adubação. Seus projetos são focados no manejo de fertilizantes e adubação em sucessão de culturas; na dinâmica do fósforo no solo em sistemas de produção envolvendo plantas de cobertura e manejo; bem como na utilização e ciclagem de resíduos ambientais como fontes de nutrientes para plantas.
Antonio Rodrigues Fernandes
Professor Titular Aposentado da Universidade Federal Rural da Amazônia.
Saiba mais
Antonio Rodrigues Fernandes
Professor Titular Aposentado da Universidade Federal Rural da Amazônia.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1980), mestrado em Agronomia Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1995) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2000). Atualmente professor Titular Aposentado da Universidade Federal Rural da Amazônia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo da fertilidade do solo, Nutrição de plantas e recuperação de áreas degradadas.
Volnei Pauletti
Professor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola (UFPR/Campus Curitiba)
Saiba mais
Volnei Pauletti
Professor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola (UFPR/Campus Curitiba)
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1991), mestrado em Ciências do Solo (1995) e doutorado em Agronomia – Produção Vegetal (2006) pela mesma instituição. Durante sua carreira atuou como professor substituto na UDESC – Lages – SC, foi professor na Universidade do Contestado – UNC em Canoinhas – SC e pesquisador na Fundação ABC para Assistência e Divulgação Técnica Agropecuária – PR. É sócio da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, atuando e contribuído com o Núcleo Estadual Paraná – NEPAR. Foi eleito e ocupa o cargo de Diretor do Setor de Ciências Agrárias desde novembro de 2022. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Nutrição de Plantas e Fertilidade do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição de plantas, plantio direto, fertilidade do solo e adubação de espécies cultivadas.
Susana Churka Blum
Professora Adjunta e Vice-Diretora do Instituto de Desenvolvimento Rural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Saiba mais
Susana Churka Blum
Professora Adjunta e Vice-Diretora do Instituto de Desenvolvimento Rural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Professora Associada, do Instituto de Desenvolvimento Rural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Atualmente, exerce a função de Vice-Diretora do Instituto de Desenvolvimento Rural. Anteriormente, foi coordenadora do Curso de Agronomia de 2018 a 2021. Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), possui Mestrado em Agronomia , com Área de Concentração em Agricultura (2008), pela mesma instituição. Obteve o título de Doutora em Ciências, com Área de Concentração em Solos e Nutrição de Plantas (2012), pela ESALQ-USP, incluindo um período de estágio Sanduíche no Department of Soil and Crop Sciences da Universidade de Cornell. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Educação em Solos. Coordena projetos de extensão e pesquisa, focando principalmente nos efeitos do uso da terra sobre a matéria orgânica do solo, ciclagem de nutrientes, estratégias para melhoria das condições do solo na agricultura familiar camponesa e uso de biocarvão como melhorador do solo.
Leônidas Carrijo Azevedo Melo
Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras.
Saiba mais
Leônidas Carrijo Azevedo Melo
Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras.
Professor Adjunto na área de Fertilidade do Solo, Fertilizantes e Nutrição de Plantas, da Universidade Federal de Lavras. Engenheiro Agrônomo (2005) e Mestre em Solos e Nutrição de Plantas (2007) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), é Doutor (2011) em Ciência do Solo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP), com estágio internacional no Instituto Nacional de Saúde Pública e Ambiental da Holanda (RIVM). Realizou pós doutorado no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com ênfase em Química e Poluição do Solo. Em 2019, atuou como Professor Visitante (Sabático) na Cornell University (EUA), sob supervisão do Prof. Johannes Lehmann, referência mundial em biochar. Desenvolve pesquisas com biochar desde 2011, com foco na valorização de resíduos agrícolas e industriais, reciclagem de nutrientes, impactos em solos e culturas, além do desenvolvimento de novos fertilizantes organominerais à base de biochar.
Apoie a Agrisus
Acreditamos no impacto positivo da saudabilidade do solo para a sustentabilidade ambiental. Contribua com os pesquisadores de todo o Brasil em projetos focados na sustentabilidade do solo e da água do país.